Fonte: The Independent – Londres.

     Estudo realizado em mais de 200 mil pessoas que utilizaram suplementos vitamínicos (famosos antioxidantes) comprovam que não existem benefícios para a saúde.

     Não há provas que suplementos vitamínicos trazem benefícios, e eles podem mesmo causar problemas, dizem cientistas. Num golpe na multimilionária indústria de suplementos, uma revisão de 67 estudos indicou que, longe de prolongar a vida, eles talves a encurtariam.

     “Não há qualquer evidência convincente” de que suplementos antioxidantes reduzam a probabilidade de morrer prematuramente e alguns dos mais comuns, na verdade, trazem mais riscos, diz a análise, publicada pela respeitada Cochrane Collaboration, uma organização britânica dedicada a prestar informações sobre Saúde.

     A análise, que envolveu dados de 232 mil pessoas, comparou dados de quem toma suplementos com os indivíduos que tomaram placebo ou não receberam tratamento algum. Os suplementos estudados foram Betacaroteno (precursor da vit. A), vitaminas A, C e E e o mineral Selênio. Goran Bjelakovich, que coordenou a revisão, realizada pela Universidade de Copenhague, disse: 

Não encontramos provas de que tomar antioxidantes prolonga a vida de pessoas saudáveis ou doentes. Na verdade, pessoas que tomaram Betacaroteno e vitaminas A e E tiveram uma maior taxa de mortalidade. Não há indícios de que a vitamina C e o selênio tenham efeitos positivos ou negativos.

     Para Bjelakovich, não há razão para recomendar antioxidantes a pessoas saudáveis.

___________________________________________________________________________________________________

     Vamos voltar ao passado… porque tomamos suplemantos vitamínicos?

     Na verdade nem sabemos! Isto foi colocado de certa forma em nossa “cabeça” que inconscientemente  temos a impressão de que ao tomar um comprimido ao dia, estaremos mais fortes e com menor propensão a ficar doente. Nunca foi provado que isto é eficaz, mas mesmo assim, tomamos! Até hoje nunca se provou que a vitamina C reduz o risco de resfriado, gripe, etc. 

     Estudos recentes apontam que a Vitamina C reduz o resfriado somente em atletas de alto nível. Porém em pessoas saudáveis sua utilização excessiva pode ser danosa a saúde. A base de nosso organismo é a homeostasia (equilíbrio), se tenho um nutriente em proporções saudáveis e regularmente passo a ingerir uma maior quantidade do mesmo, um excesso deste nutriente trará desequilíbrios, e com certeza, seu uso prolongado poderá causar problemas renais, gástricos, hepáticos, etc.

     Os Suplementos Vitamínicos tem bastante utilidade, mas não em pessoas saudáveis. Quando é diagnosticado falta de algum nutriente, seu uso é imprescindível. Isto pode ocorrer em pessoas desnutridas, doentes terminais, atletas de alto nível (reposição), etc. Resumindo o IDEAL É SEMPRE PROCURAR UM MÉDICO.     

     Devemos ficar atentos a essas pesquisas para que não compremos “gato por lebre”, e pior, um “gato” que possa nos causar consequências desagradáveis. 

Frederico Meirelles. 

Anúncios