1, Atividade Física, Atletas, Atletismo, AVC, Área da Saúde, Bem estar, Biomecânica, Coluna Vertebral, Corpo, Derrame, Dor, Esporte de Alto Rendimento, Exercícios, Fisioterapia, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Neurológica, Fotos, Idoso, Inflamação, Medicina, Medicina Esportiva, Neurologia, Osteopatia, Pesquisas, Qualidade de vida, Reabilitação, Reabilitação Neurológica, Saúde, Saúde do Idoso, Terapia Manual, terapias Manuales, Vídeos

“Cuide bem do seu joelho, pois um dia precisará dele…”


O Joelho, como sabemos, é uma das articulações do corpo que mais se lesionam em qualquer tipo de população. Atletas, amadores, sedentários, obesos, idosos, adolescentes, etc. Em seu estudo com idosos, Bergström BG, comprovou que a prevalência chega de 12,7 a 48% de todas as lesões. Segundo Ladeira, C. E, Em atletas amadores de futebol a incidência de lesões de joelho foi de 13,4 / 1.000 horas de partida.

 

 

           O complexo do Joelho é a maior articulação do corpo, tem estruturas diferenciadas e sofre cargas multidirecionais durante boa parte do dia. Atletas potencializam toda esta mecânica e se lesionam por excesso, e ao contrário, sedentários se lesionam por falta de uso.

As principais lesões do joelho são:

 Ligamentares: Ligamentos cruzado anterior e posterior,colateral medial e lateral, Ligamento patelar, e outros;

 – Lesões meniscais: Em alça de balde, transversas, longitudinais e outras;

 – Fraturas: Fêmur, Tíbia ou Patela;

– Lesões Osteocondrais (Cartilagem articular);

– Tendinites: Tendão patelar, quadricipital, pata de ganso, etc;

– Rupturas tendinosas e musculares;

– Além de problemas reumatólógicos e neurológicos;               

O Osteopatia também tem grande valor na prevenção e tratamento das lesões de joelho, atuando de uma forma diferente. Ela irá buscar em todo o corpo possíveis causas para a sobrecarga do joelho, que podem favorecer a ocorrência de lesões. Muitas vezes o paciente só melhora realmente, se procurar um profissional Osteopata, pois a causa das lesões pode não estar no joelho. Por isso é aconselhável a todos procurar um osteopata para fazer uma avaliação de seus movimentos corporais para prevenção de lesões.

A preparação do joelho para eventuais cargas deve ser feita antes da prática esportiva. Procurar o profissional de educação física para direcionar seu treinamento. Atividade física deve sempre ser estimulada para que a articulação do joelho e todas as outras funcionem normalmente. O corpo precisa de movimento. O que ajuda na nutrição da cartilagem, por exemplo, é o movimento mecânico, se não houver movimento podemos ter um desgaste precoce da articulação, favorecendo a chegada da artrose. Portanto, não fazer atividade física quando se está com dor, não é o correto, o correto é tratar da dor para depois sim fazer a atividade sem mais percalços.

Quando ocorre um trauma forte ou uma lesão antiga que foi negligenciada, o tratamento cirúrgico pode ser a única solução. Hoje em dia as técnicas cirúrgicas estão cada vez menos invasivas e o retorno a atividade se dá em menos tempo. A fisioterapia no pós-cirúrgico é precoce e imprescindível. O estímulo dado pelo fisioterapeuta ajuda a recuperação tecidual além de manter o equilíbrio de estruturas, já que a inatividade é deletéria para qualquer articulação.

 Então termino como comecei:

“Cuide bem do seu joelho, pois um dia precisará dele.”

 

Frederico Meirelles.

9 comentários em ““Cuide bem do seu joelho, pois um dia precisará dele…””

  1. Dr Frederico,
    Uma opiniao de sua parte. Tenho uma dor no joelho, na verdade na altura da cabeça da tíbia. Já consultei 5 ortopedistas, 2 de renome. Por indicacao deles, fiz artroscopia (sem necessidade), tratamento com palmilhas, RPG, fisioterapia para reduzir encurtamento e atualmente estou com um reumatologista que ja avaliou lombar. Tambem já consultei um neurologista. Ate agora nenhum diagnostico preciso. Minha dor aparece ao correr por mais de 15 minutos (corrida leve) ou caminhada de mais de 40 minutos. Consigo jogar volei por mais de uma hora e sinto apenas um pouco de dor após. Raramente sinto a dor sem ter praticado exercicio. Pergunto: será que conseguiria algum resultado mais objetivo com a osteopatia? ultimamente tambem sinto dores e dormencia nos 4 membros mas nao sei se esta relacionada e o reumatologista ainda nao diagnosticou nada. o que voce recomenda?

  2. Dr.fiz uma ressonancia magnetica do meu juelho o doagnostico foi;
    pequena rotura cronica alinhada do corno posterior do menisco medial.
    gostaria de saber oq ue siguinifica isso.
    obrigado.

  3. Dr.,trabalho como perna de pau de um circo nos EUA.Ha mais ou menos um mes cai e bati com meus joelhos no chao, achei que nao era nada, mais a partir dai eles comecaram a doer, ainda nao fui ao medico porque alem de caro as dores vao e voltam.Entao gostaria de saber do senhor alguns exercicios que posso fazer para aliviar essas dores ate que eu volte para o Brasil (em novembro) e entao va a um medico.

  4. pRECISO SABER O QUE É TENDINITE DE PATA DE GANSO E COMO TRATAR.tENHO 64 ANOS E 7 MESES E TENHO DORES HORRÍVEIS,QUASE NÃO POSSO ANDAR E SUBIR ESCADAS É QUASE IMPOSSÍVEL.dURANTE DOIS ANOS TRATO COMO SE FOSSE ARTROSE MAS ……..

  5. Dr. tenho feito fisioterapia 5 x /semana após artroscopia de minisco medial. Se eu fizer sessoes 3 x /dia minha recuperação será mais rápida? com que freqUEncia os jogadores profissionais fazer ?

    abraço

Deixe um comentário