Siga o instagram https://instagram.com/prof.fredericomeirelles?igshid=tmuc9vwhkbq
Com este texto tentarei explicar de forma clara o que são as curvaturas vertebrais, para que servem, como se formam, quais são patológicas e quais são fisiológicas, além dos tratamentos disponíveis.
Numa pessoa adulta normal a coluna vertebral deve ter basicamente quatro curvaturas, sendo duas primárias e duas secundárias. As curvaturas primárias, chamadas assim por formarem-se primeiro, são as cifoses. As secundárias, que são quebras angulares das primárias, são as lordoses que aparecem mediante as forças impostas sobre a coluna durante a infância.
Para ficar mais claro, quando nascemos, nossa coluna vertebral tem a forma de um “c”. A partir do momento que, quando bebê, começamos a levantar a cabeça ocorre uma quebra na curvatura em “c”, esta nova formação angular é a lordose cervical.
Desta forma teremos uma lordose cervical de concavidade posterior e uma cifose “tóraco / lombo / sacra” de concavidade anterior.
A partir deste momento a última curvatura a se formar será a lordose lombar, justamente após o bebê começar a ficar em pé. As curvaturas vão evoluindo até puberdade.
O corpo cria as curvaturas para se equilibrar nas novas posições do corpo no espaço, mediante, é claro, a força da gravidade.
As quatro curvaturas fisiológicas da coluna são:
– Cifose torácica e sacral;
– Lordose cervical e lombar.
As formas das curvaturas são, na verdade, adaptações do nosso corpo as posturas adotadas pelo corpo humano durante a vida. Estas adaptações alem de ajudarem no equilíbrio do corpo, auxiliam a diminuir as cargas sobre a coluna vertebral.
Alteração postural que leve a um aumento ou diminuição de alguma curvatura ou várias é patológico. Aí estão as chamadas hiperlordoses e hipercifoses, e as hipolordoses e hipocifoses.
Estas curvaturas patológicas causam sobrecarga sobre os discos intervertebrais que tendem a se herniar, é assim que normalmente começam os sintomas. Vide artigo sobre hérnia de disco:
Outra curvatura patológica é a escoliose. Esta, mais grave, pode estar associada a fatores genéticos e se caracteriza por desvios laterais da coluna vertebral.
A escoliose pode ser adquirida, congênita ou idiopática (sem causa aparente).
Quando é muito visível, a cintura pélvica e os ombros normalmente estão desalinhados.
A escoliose estrutural é aquela em que a formação óssea e de outros tecidos estão comprometidos, e neste caso a estabilização é o única solução, visto que a formação corporal já está constituída. Em muitos casos a cirurgia é indicada para conter uma provável evolução da patologia, que pode em determinados casos, chegar ao óbito se não contida.
Quando a escoliose é funcional existe sim a possibilidade de melhora, pois somente a função está danificada e a estrutura está intacta. Neste caso o tratamento fisioterápico especializado ajuda bastante o paciente.
Podemos entender que qualquer alteração, principalmente na infância, pode levar a modificações posturais leves, moderadas e até graves que repercutem na saúde do indivíduo. Uma intervenção precoce nestes casos se faz necessário em virtude do crescimento corporal. O quanto antes o diagnóstico postural for realizado, maior as chances de estabilização e até melhora na harmonia da coluna. Os pais devem estar atentos na postura dos filhos. Se notarem que o equilíbrio da coluna da criança está anormal, devem procurar auxílio médico e depois tratamento fisioterapêutico especializado.
O tratamento deve ser realizado quando qualquer curvatura patológica estiver presente.
Tratamento Médico:
• Sintomático – Com remédios analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e etc.
• Cirúrgico
• Coletes – Milwalkee, Boston, etc.
Tratamento Fisioterapêutico:
• Sintomático – Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia, Massoterapia, Hidroterapia, acupuntura, etc.
• Funcional:
– Osteopatia;
-Quiropraxia;
– RPG;
– Estabilização segmentar;
– GDS;
– Pilates.
A integração entre Fisioterapeutas, Médicos e demais profissionais envolvidos deve ser a melhor possível para a busca do melhor para o paciente.
Frederico Meirelles.
Siga o instagram @prof.fredericomeirelles
Olá!!
Parabéns pelo texto e iniciativa !!
Meu filho de 6 m apresenta uma escoliose , com elevação do ombro direito discreta . É fisiológico nessa idade ? Irá melhorar sem tratamento ? Devo aguardar p um atendimento fisioterapêutico até quando ?
Boa tarde. fiz exames de RX e no laudo diz leve desvio torácico. será que é grave? consigo passar no exame médico do concurso ?
Boa noite. Fiz um exame de raio x de torax PA e perfil para concurso de professor do estado de MG e o medico colocou :
Aparente curvatura do eixo da coluna torácica.
Usso é grave ? Posso ser considerado inapto por isso ?
Aguardo obrigado
Boa Noite Doutor
Gostaria de saber o que é ângulo de Ferguson, pois recentemente fiz uma radiografia panorâmica de coluna e apontou no laudo ângulo de cifose 45graus e ângulo de Ferguson 54 graus, isso é normal? Existe algum parâmetro de comparação??
Tenho uma discreta inversão da curvatura fisiológica cervical centrada em c3-c4. Esclareca-me por favor
Ola a coluna lombo sacra da minha filha de 6 meses esta com uma ponta quando tocamos isso é normal?
oi..eu tive uma queda dentro de casa.fraturei l2 em 5mm e tive um discreto achatamento de vertebra,gostaria de trocar experiencioas e ate um conselho para recuperação mais rapida.obrigada!!
Fiz um exame de Raio X na coluna para o concurso da PM do Pará no laudo do medico apareceu: acentuaçao da lordose lombo sacra com aumento do do angulo de ferguson compativel com instabilidade vc pode me dizer o que significa isso?
QUAL A IMPORTANCIA DA FISIOTERAPIA PARA UM PACIENTE RECEM OPERADO DE HERNIA DE DISCO
…. Gostei de todas informações , uma perguntinha ^! – Eu tenho um “S” Na cervical e outro “S” Na lombar , Bom minha coluna parece um grande “S ” da “Sadia ” , Algum exercício especifico , pra esse afim ????
gostei pois com todas essas informações podes ficar cada dia mais informado e podendo evitar problemas q poderiam nos ocasionar no futuro.
q bom poder saber de tudo…o ser humano é simplismente incrivel pois ele tem a capacidade de ser forma é si conserta sozinho.a inteligencia do ser humano é ingriveu!
Olá Jaira Bandeira, tudo bem?
Não ter a curvatura da cervical significa retificação cervical ou podemos ter até uma inversão da curvatura.
Com relação a segunda pergunta, imagino que seu inchaço não tem relação com sua coluna, mas sim com sua fratura. Nas fraturas de tornozelo, algumas vezes, o edema demora a sair, pois temos uma rede vascular importante.
Atenciosamente,
Frederico Meirelles, C.O.
eu passei em um concurso e quando fizum exame descobri que tenho escoliose dorsal, so que eu nunca senti nenhuma dor, sempre pratiquei atividade fisica e isso nunca me encomodou. que tipo de tratamento eu poderia fazer?
a banca do concurso pode me reprovar por isso ja que no edital diz : 6.14.1.18. Aparelho locomotor: será considerado inapto o candidato que
apresentar:
a) deformidades e/ou desvios em quaisquer planos do eixo normal da coluna vertebral,
repercussão funcional (escoliose, cifose, hiperlordose, inversão da lordose);
Caro Dr.
Se cura a rectificação cervical com osteopatia?, volta a curvatura normal?
obrigada
muito obg pelos os esclarecimentos mais eu axo que nao tenho nada disso,gostei muito do trabalho de vcs
Fiz uma cirurgia de coluna para corrigir a queda de uma vértebra, agora sinto dores e formigamentos, quero saber se isso é normal e quanto tempo demora para passar os sintomas. Tenho medo de ter sido tudo em vão.
Tenho medo também de ter que passar por outra cirúrgia,para corrigir estes sintomas.
Ola,tenho um bebê de 5 meses e desde que ela nasceu fica sempre com a cabeça para um lado,apesar de movimentar para os dois lados,e eu comecei a observar que o quadril vai para omesmo lado,ja levei em 5 pediatras diferentes e todos dizem que vai voltar ao normal.Eu nao me conformei e levei em um ortopedista e deois de alguns exames ele disse que ela tem escoliose e que na idade dela nao tem tratamento.Gostaria de saber se realmente nao pode ser feito nada?se tem chance de voltar ao normal como os pediatras dizem?
Olá Rani, tudo bem?
Você deve fazer esta pergunta ao seu Médico Pediatra. Ele é o mais indicado para estas respostas.
Att,
Frederico Meirelles
Olá Lariane, tudo bem?
Procure um Osteopata para uma avaliação.
Atenciosamente,
Frederico Meirelles
ás vezes tenho dores na coluna que vão da nuca até o sobre anus o que eu devo fazer?
Olá,
descobri que tenho escoliose e lomborse.Eu só tenho 13 anos e já menstruei, você acha que ainda posso crescer até uns 20 anos?
recebi um laudo dizendo que tenho uma acentuacão da cifose dextro e escoliose dorsal, sinto muitas dores no peito e na coluna, qual é o tratamento adequado e quais são as complicações deste diagnostico?
Olá Carla Maria, tudo bem?
Procure um Osteopata.
Atenciosamente,
Frederico Meirelles.
Olá Eliana, tudo bem?
Infelizmente pelo seu relato não tenho como saber o que você tem.
Necessitaria de uma avaliação.
Atenciosamente,
Frederico Meirelles