1, Atividade Física, Atletas, Atletismo, AVC, Área da Saúde, Bem estar, Biomecânica, Coluna Vertebral, Corpo, Derrame, Dor, Esporte de Alto Rendimento, Exercícios, Fisioterapia, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Neurológica, Fotos, health, Idoso, Inflamação, Medicina, Medicina Esportiva, Neurologia, omt, Osteopathic, osteopathy, Osteopatia, pain, Pesquisas, Qualidade de vida, Reabilitação, Reabilitação Neurológica, Saúde, Saúde do Idoso, Terapia Manual, terapias Manuales, Vídeos

Nas Mãos do Osteopata


     A habilidade palpatória é uma das grandes virtudes do Osteopata. O Osteopata utiliza suas mãos para fins diagnósticos e terapêuticos.

     O Osteopata tem um papel primordial na atenção a saúde. A sensibilidade manual de um Osteopata é única. Anos de experiência fazem o Osteopata sentir alterações mínimas nos movimentos e micro movimentos corporais que podem gerar grandes repercussões no funcionamento e, consequentemente, no equilíbrio corporal.

     A arte da palpação requere disciplina, tempo, paciência e prática. Para ser eficaz, a sensibilidade palpatória deve ser relacionada com o conhecimento da anatomia funcional, fisiologia e fisiopatologia. O Osteopata ” vê ” a estrutura que ele está palpando através de uma imagem visual baseada em seus prévios estudos e experiências passadas, que diferenciam o normal do anormal.

     A palpação outorga informações sensitivas que o cérebro interpreta como: temperatura, textura, umidade, elasticidade, turgência, tensão dos tecidos, espessura, forma, irritabilidade, movimento, etc. O cérebro do Osteopata deve receber as informações palpatórias, visuais e auditivas apropriadas, que são processadas através dos conhecimentos prévios. Após o processamento das informações, a resposta vem em forma de um eficaz tratamento, com manobras específicas para cada tipo de tecido envolvido.

     Erra quem classifica o Osteopata como “Manipulador”, ou seja, só “estala” os pacientes. O Osteopata é muito mais que isso. Atendemos diversos pacientes sem realizar um único ” Thrust ” (HLVA – High Velocity-Low Amplitude). O Thrust é uma técnica específica que necessita ter uma indicação específica, como todas as outras técnicas.

 

          “AS MÃOS DO OSTEOPATA SENTEM, PENSAM, SABEM E VÊEM”.  

 

 Procure a Osteopatia.

 

Frederico Meirelles.

Entre também nos links:

Marcação de consultas:

https://fredericomeirelles.wordpress.com/contato/

A Osteopatia no esporte:

https://fredericomeirelles.com/2010/01/29/a-osteopatia-no-esporte/

Postura:

https://fredericomeirelles.com/2009/07/12/postura/

Um comentário em “Nas Mãos do Osteopata”

  1. Olá boa tarde.

    Estou para marcar uma consulta aqui em Salvador/BA com um osteopata, mas gostaria de saber antes se o meu caso estaria indicado para tratamento com osteopatia. A um ano possuo um paresia no músculo reto lateral do olho esquerdo que causa uma dupla visão ao olhar para esquerda, já fiz todos os exames da parte oftalmológica e posteriormente da parte neurológica e todos deram normais. Já fiz duas ressonâncias, tomografias, estudo do Líquor e outros, enfim, fiz muitos exames ao longo de 1 ano que nada foi detectado através deles, descartando doenças graves suspeitadas pela paresia apresentada. Hoje ainda estou com essa diplopia, porém sem nenhum diagnóstico, ouvi falar muito sobre osteopatia e gostaria de saber se o meu caso estaria indicado para consultar-me com um osteopata? Caso sim, seria a especialidade de osteopatia craniana?

    Desde já agradeço a ajuda em responder. Já não sei mais o que fazer, por favor, sua a resposta me ajudará muito.
    Isabela Pacheco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s