Osteopatia

Segundo Jean Pierre Barral:

           ” Nossa hipótese de trabalho é a seguinte: em situação fisiológica um órgão com boa saúde é móvel graças as serosas que o envolvem, as fáscias, os ligamentos e outros tecidos flexiveis e vivos que o relacionam com o resto do organismo: se desliza, se agita, vive, vibra, palpita, funciona em seu meio. Toda perda de mobilidade, fixação, aderência a outra estrutura tão ínfima como ela, condiciona a patologia do órgão a uma modificação de seus movimentos, que repedidos milhões de vezes levará a  importantes trocas em sua imensa cadeia de contiguidade. Não poderiamos então melhorar devolvendo-lhe sua mobilidade através de manipulações?”

           ” O Osteopata é um mecânico, no sentido correto do termo, é um “micro-mecânico”.    

História da Osteopatia:

           A Osteopatia é uma medicina recente criada nos Estados Unidos pelo médico americano Andrew Taylor Still. Still se tornou médico muito jovem. Sofria de fortes enxaquecas e náuseas, que aliviava quando apoiava sua nuca em uma corda estentida entre duas árvores. Se tornou cirurgião e trabalhou como tal na guerra de Secessão. É nesse período que ele se questiona sobre sua impotência para aliviar os feridos de guerra. Após a guerra resolveu estudar profundamente Anatomia e Fisiologia para entender melhor o funcionamento do corpo humano. 

           Em 1864, uma epidemia de Meningite matou vários de seus pacientes e três de seus filhos. Após isto, curou uma criança que apresentava Desinteria, que na época era incurável, só com as mãos. Foi a primeira vez que Still colocou em prática suas observações anteriores. Decidiu então estudar anatomia in vivo e não nos livros que ele já dominara. Após, determinou os quatro princípios fundamentais da Osteopatia, são eles:

A estrutura determina a função – A estrutura é na verdade todos os tecidos corporais: Ossos, pele, fáscias, glândulas, vísceras, músculos, articulações, etc. Toda a estrutura é indivisível, ou seja, um todo. A função é o funcionamento da estrutura, ou seja, todos os tecidos corporais. A Patologia não pode se instalar se ”o todo” estiver harmônico. Então a desarmonia da estrutura facilita as patologias.

A unidade do corpo – O corpo busca o equilíbrio em todos os momentos, chamamos de Homeostasia.

A auto-Cura – Segundo Still, o corpo é capaz de se autocurar. O corpo tem em sí todos os meios necessários para evitar ou eliminar doenças, porém tudo deve estar em harmonia para funcionar corretamente. A Osteopatia coloca os tecidos em harmonia para que o próprio organismo possa se autocurar.

A Regra da Artéria é absoluta – O sangue é o meio de transporte de todos os elementos de nosso corpo, assegurando uma imunidade natural. Sua perturbação afetará a uma deficiencia em determinadas regiões do corpo, como consequência o retorno venoso será mais lento, provocando acúmulo de toxinas e debilidade desta região.

           Em 1917, aos 90 anos, Morre Andrew Taylor Still. Em 1892 já tinha criado a American School of Osteopaty, e principalmente, a “semente da Osteopatia” foi plantada e seus discípulos a disseminaram pelo mundo.  

O que significa o termo Osteopatia?

          Osteopatia etmologicamente origina-se do Grego Osteon (osso) e Phatos (efeitos vindo do interior). A Osteopatia é então um termo correto que significa a influência da doença, suas causas e seus tratamentos manuais, e, não como se pensa, uma patologia do osso.

Quais as bases da Osteopatia?    

           Ela está baseada na Anatomia, Fisiologia e na Semiologia. O tratamento se baseia num detalhado exame clínico, um aprofundado diagnóstico e um tratamento direcionado e suave sobre as estruturas em “disfunção”.

Quando procurar a Osteopatia?

           Normalmente a consulta ao Osteopata é normalmente após quadro um álgico (dor), mas a prevenção vem sendo praticada pela Osteopatia com ótimos resultados.

Quais as indicações do Tratamento Osteopático?

           Na verdade são inúmeras as indicações do tratamento osteopático. As patologias mais frequentes que chegam ao profissional Osteopata são referentes a coluna vertebral, mas a atuação é muito mais ampla.

Exemplos onde a Osteopatia tem ótimos resultados:

– Hérnias de disco e Protusões discais; 

– Tendinites;

-Todos os tipos de dores na coluna (Lombalgia, Ciática, Cérvicobraquialgia, Dorsalgia, Escoliose, hipercifose, hiperlordose, Coccigodíneas, etc);

– Entorses de repetição;

– Alterações Posturais;

– Pubialgia;

– Cefaléias e Enxaquecas;

– Refluxo gastro esofágico, Hérnia de hiato, Ptose, Constipação (Prisão de ventre);

– Rinites;

– Zumbidos;

– Cólicas Menstruais, Prostatites, Cistites;

– Etc…

Como é o atendimento de Osteopatia?

        O atendimento se inicia com uma criteriosa avaliação que dará ao Osteopata os parâmetros necessários para o tratamento.

        A consulta dura basicamente 50 a 60 minutos, com algumas excessões. Normalmente o atendimento se realiza em intervalos de 15 dias, ou seja, no máximo 2 atendimentos por mês. A Osteopatia é Rápida e não exige muito tempo do paciente.

        Em todo o tratamento somente as mãos do osteopata são utilizadas,ou seja, não é utilizado nenhum tipo de remédio. É o mais natural possível. 

E os Resultados?

        Os resultados costumam ser fantásticos e a aparecer logo no primeiro atendimento. Melhoram dia a dia, dependendo é claro, da patologia e dos parâmetros colhidos na avaliação.  

 

Esta é a frase mestre da Osteopatia: “Encontre a lesão, fixe-a e deixe o corpo curar-se” – Still.

 

Frederico Meirelles.

 

OBS: Trechos tirados do TRATADO DE OSTEOPATIA TEÓRICO E PRÁTICO – Françoais Ricard e Jean-Luc Sallé, 2002. Editora Robe.

 

Entre também nos links:

Marcação de consultas:

https://fredericomeirelles.wordpress.com/contato/

Síndrome do túnel do carpo:

https://fredericomeirelles.com/2008/09/29/sindrome-do-tunel-do-carpo-tratamentos-diagnostico-prevencao-sintomas/

O que é Hérnia de disco e Protrusão discal:

https://fredericomeirelles.com/2008/05/07/o-que-e-hernia-de-disco-o-que-e-protusao-discal-tratamentos-diagnostico-prevencao-sintomas/

Anúncios

144 comentários em “Osteopatia”

  1. Hipossinal em T2 nos discos inverterbrais de L4-L5 e L5-S1 por perda de hidratação compativel com discopatia degenerativa.
    Protrusão discal centro bilateral em L4-L5 e L5-S1 com componente foraminal à direita e à esquerda inferindo compressão radicular adjacente levemente mais acentuado à esquerda em L5-S1.
    Corpos vertebrais alinhados com irregularidades marginais e algumas formações osteofitárias anteriores e posteriores predominantemente anteriores em todos os segmentos estudados sugestivo de espondilose.
    Hipertrofia e esclerose das facetas interapofisárias com redução dos espaços articulares adjacentes sugestivo de osteoartropatia degenerativa.

  2. olá Dr.sinto muita dor e inxaço em todo joelho! fiz rx marcou OSTEOFITÓSE INCIPIENTE. não sei o que é isso? se possivel gostaria q o SR me esclarecesse o q é , e qual diagnostico o sr me indica ;pois não sei mais o q fazer de dor e inxaço.tenho 54anos. POR FAVOR se possivel me responder. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO!

  3. Dr Frederico fui ao medico e ele disse que meu caso é cirurgia , que não tem nenhum tratamento. A conclusão do exame de resonancia foi a seguinte. 1- Espondiloartrose lombar.
    2- Protusão discal difusa em L4-L5 associada a redução das dimensões antero-posterior do canal vertebral.
    3- nDiscoartrose associado a protrusão póstero-lateral direita em L5-S1
    POr favor , me orienta o que devo fazer, pois o medico disse que não devo fazer nehuma atividade fisica porque pode piorar o quadro clinico.
    Obrigada

  4. Boa noite !Dr. Frederico fiz um tac e no relatório vem o seguinte: Incipientes reacções osteofitárias em algumas plataformas somáticas , coexistindo discreta esclerose sub-condral das superficies articulares posteriores em L5-S1 . Em L4-L5 visualiza se imagem compativel com pequena hérnia discal mediana , moldando ligeiramente a vertente tecal adjacente . gostaria de saber a sua opiniao quanto a este relatório . è grave há tratamento? Obrigado . Carla

  5. ola fiz uma tomografia e deu portrusão discal cewntral çlateral esquerda em l5-s1
    po motivo de varias veses de uma hora para outra me da um choque na baser da coluna e caio sem força nas pernas , trab de seguraça o dia todo em 12 horas em pe
    para fazer o tratamento e preciso me afasta do trabalho
    obs; nao estou conseguindo fica mas de que 1 ou 2 horas em pe

  6. Boa noite! Dr. no mês de julho deste ano fiz uma cirurgia lombar L5 S1, uma semana depois comecei a fisioterapia, já obtive alguns movimentos do meu pé direito, mas uma parte dele ainda está caído tenho dificuldade de andar. Com a ospeopatia teria algum resultado positivo.
    Aguardo retorno. Muito obrigada. Andréia.

  7. boa noite Dr. eu tenho 41 anos, sinto dores horriveis na costas, começa do inicio da coluna e vai ate o pescoço, da dores na minha pernas esquerda dormença, e nao consigo ficar mais que dez minutos na mesma posição que começa a doer que nao consigo andar. fiz um raio x o esta assim:
    coluna lombar sacra.
    – Desnivelamento posterior entre L4/L5, sem espondilolise.
    -Pinçamento de espaço discal em L5/S1.
    -Apófises transversas e articulares com aspecto anatomico.
    -Articulações sacro Ilíacas dentro dos limites da normalidade. poderia me esplicar melhor o significado, por favor. obrigada.

  8. Dr.
    Fiz uma RM e constatou Espondioloardose, hernia discal foraminal esquerda em L4-L5 e latero foraminal direita em L5-S1. É muito grave?
    Tenho sentido muitas dores irradiando para as pernas, existem dias que não consigo nem levantar de tanta dor. Tenho 37 anos .
    É caso de possível cirurgia? é muito grave????
    Agradeço sua ajuda

  9. Bom dia Doutor!
    No meu caso, eu descobri que tinha uma protusão discal devido a um formigamento na perna direita, mas fiz ressonancia que comprovou essa hérnia de disco. A dor na coluna é mínima, não me atrapalha, em 1 ano não aumentou e nem diminuiu, mas o formigamento no lado direito da perna continua. O médico me medicou com anti-inflamatórios por 40 dias e me colocou Colete de proteção. Será que vou precisar de cirurgia doutor? estou bem preocupado com isso! Tenho muito medo de pensar em possível cirurgia.

  10. Dr. Frederico desde ja agradeço. Meu marido a mais ou menos 10 anos ,vem sofrendo de fortes dores em todas as articulaçoes do corpo.Ja fomos a milhares de medicos e nunca encontraram diagnostico correto.Praticamente fazem ele de cobaia,pois nos seus exames nao dao nada de muito concreto ,so acusa que tem infecçao no sangue, mais nao sabem a origem.Entao fazem tratamento pra reumatismo ,para artrite reumatoide, para estresse etc.Ja gastamos muito e estamos cansados ,nao aguento ver ele sofrer tantas dores e praticamente nenhum remedio tirar a dor.Ha +- dois anos a dor se entencificou no peito do pé, e demorou quase um mes para passar,agora esta semana atacou nas costas da mão e nao quer passar a dor.a mão esta inchada, e ela se fhechar os dedos , ele diz que da choques insuportaveis .Por favor nos de uma luz .Ja nao sabemos mais a quem recorrer.Claudia .

  11. Por favor Dr. me responda sobre minha ressonacia,pois tem tantas coisas que fiquei preocupada meu medico disse que é uma hernia pequena.Desidratação dical entre L5-S1,com pequena protrsão posterior do disco obliterando a gordura epidural.Nota-se rotura anular radial,de situação póstero-mediana neste disco,manifestada como foco de hiperintensidade do sinal em T2.demais discos intervetebrais topicos com sinal habitual.medula espinhal de morfologia e sinal preservado.cone medular de localização habitual.

  12. Olá boa tarde.

    Estou para marcar uma consulta aqui em Salvador/BA com um osteopata, mas gostaria de saber antes se o meu caso estaria indicado para tratamento com osteopatia. A um ano possuo um paresia no músculo reto lateral do olho esquerdo que causa uma dupla visão ao olhar para esquerda, já fiz todos os exames da parte oftalmológica e posteriormente da parte neurológica e todos deram normais. Já fiz duas ressonâncias, tomografias, estudo do Líquor e outros, enfim, fiz muitos exames ao longo de 1 ano que nada foi detectado através deles, descartando doenças graves suspeitadas pela paresia apresentada. Hoje ainda estou com essa diplopia, porém sem nenhum diagnóstico, ouvi falar muito sobre osteopatia e gostaria de saber se o meu caso estaria indicado para consultar-me com um osteopata? Caso sim, seria a especialidade de osteopatia craniana?

    Desde já agradeço a ajuda em responder. Já não sei mais o que fazer, por favor, sua a resposta me ajudará muito.

    Isabela Pacheco

  13. boa noite Dr Meireles,a minha RM deu:Escoliose sinistra-convexa-Anterolistese grau I de L4 sobre l5=Espondilodiscoartrose lombo sacra-Protusões discais póstero-mediana com base larga em L2-l3 el3-L4-
    Pseudoprotrusão discal posterior e mediana com base larga em L4-L5
    Estenose do canal raquiano no nivel L4-L5

  14. HERNIA DE DISCO ????
    OLÁ AMIGOS FIZ UM EXAME MÉDICO RECENTEMENTE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E O RESULTADO FOI O SEGUINTE:
    CORPOS VERTEBRAIS ÍNTEGROS E COM ALINHAMENTO SATISFATÓRIO.
    IRREGULARIDADE DOS CONTORNOS ANTERIORES DOS CORPOS VERTEBRAIS,POR LABIAÇÕES OSTEOFILÁTICAS.REDUÇÃO DO ESPAÇO ARTICULAR COM OSTEOFITÓSE MARGINAL NAS ARTICULÇÕES INTERFACETÁRIAS DE L4-L5 E L5-S1.
    LEVE REDUÇÃO DO ESPAÇO INTERVERTEBRAL DE L5-S1,LEVE PROTRUSÃO DISCAL POSTERIOR EM L3-L4 OBLITERANDO A GORDURA EPIDURAL ANTERIOR.
    PROTRUSÃO DISCAL POSTERIOR E DIFUSA EM L4-L5,OBLITERANDO A GORDURA EPIDURAL ANTERIOR E COM INSINUAÇÃO NAS SAIDAS FORAMINAIS BILATERALMENTE.
    PROTRUSÃO DISCAL POSTERIOR E LÁTERO-FORAMINAL ESQUERDA EM L5-S1,OBLITERANDO RECESSO LATERAL,COM REDUÇÃO NA SAÍDA FORAMINAL E COMPRESSÃO FOCAL DAS SAÍDAS DESCENDENTES A ESTE NÍVEL.
    CANAL ÓSSEO DE DIMENSÕES NORMAIS.
    CONTEÚDO DURAL COM COEFICIENTES DE ATENUAÇÃO AOS RAIOS-X NORMAIS.
    COMO DEVO PROCEDER O QUE NÃO DEVO FAZER PARA NÃO PREJUDICAR MAIS A COLUNA
    POR FAVOR ME DEEM UMA LUZ NO FIM DO TUNEO É MUITO RUIM VIVER COM LIMITAÇÕES
    PRECISO DE AJUDA…..

    o que fazer se eu agora ja descobri esse problema ?????????
    AGORA FIZ UMA RECONANCIA MAGINÉTICA E VOU BUSCAR O RESULTADO EM 18.05.2011
    POR FAVOR ME AJUDEM
    OBRIGADA

  15. Drº Frederico, Boa Noite!! sinto muita dores nas costas e minha mão formiga muito a noite pois não consigo dormir direito me acordo fico sentada pra vê se melhora, qdo me deito volta tudo de novo. pois fiz um raio x da coluna e o resultado foi Osteofitos c5 e c6 e redução do espaço intervertebral c5-c6. gostaria que o sr me explicasse o que é isso? desde já gradeço

  16. Tenho 37 anos, desde 2002 quando descobri 2 hernia de discos na lombar, como se não fosse o suficiente, por causa de um acidente de carro quando eu estava trabalhando ainda pela empresa, adquiri atravez desse acidente 1 hérnia cervical, já fiz pilates, r p g, mas tudo isso fica muito caro, descobri esse nome osteopatia, gostaria de saber qual a sua opiniao, qual seria melhor tratamento eficaz, pois me sinto como se estivesse perdendo tempo, com esses q/ fiz

  17. Tenho 37anos,fui operada a uma hernia Discal lombar em L5-S1,a 4 fevereiro,as dores na perna esquerda e nadega que sentia desapareceram por completo.começei cerca de uma semana após a cirurgia a sentir dor lombar forte principalmente de manha e quando inicio movimento depois de algum repouso embora ador seja constante mas menos intensa ao fim de algum movimento .Fiz TAC lombar e sagrada que revelou protusão discal de base alargada com moderada compressão tecal.Discreta fibroseintracanalar não compressiva adjacente aos elementos posteriores.Buraco de conjugação esquerdo pouco amplo admitindo-se poder ocorrer conflito de espaço radicular foraminal em movimentos de grande amplitude com componentes rotacionais e de inclinação lateral.
    È normal estar assim depois de uma cirurgia há 8 semanas,doutor?Terei que ser novamente operada?O que hei-de fazer?Continuo com dores e estou desesperada.obrigada e os meus cumprimentos

  18. olá Dr. sinto dores fortes no pescoço a 4 meses fortes bem fortes ja tomei varios remedios e nada resolve,eu so sei que para tudo só jesus,,mas usado por Deus mim responde por favor ,,
    fiz a RN,,e de incipiente desidratação discal do c2 nac6..o que significa ´p o SR?????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s