Fisioterapia

Dedo em Gatilho (Tenossinovite Estenosante dos Flexores)

Vídeo explicativo desenvolvido pelo Prof. Frederico Meirelles explicando o que é o Dedo em Gatilho (Tenossinovite Estenosante dos Flexores), lesão de mão muito comum.

O dedo em gatilho, também conhecido como Tenossinovite Estenosante dos Flexores, é uma condição que ocorre quando os tendões dos dedos ficam edemaciados ou inflamados, dificultando o movimento total dos dedos.

A inflamação prolongada pode produzir cicatrizes, espessamento e a formação de nódulos no tendão que impedem ainda mais o movimento. A condição recebe o nome do som de clique ou estalo que ocorre quando o dedo é endireitado.

O dedo em gatilho geralmente é causado por lesões por esforço repetitivo ou uso excessivo da mão, como ao digitar ou tocar um instrumento musical. Também pode ser causada por condições subjacentes, como diabetes ou artrite reumatóide.

O tratamento para o dedo em gatilho pode incluir repouso, imobilização do dedo para mantê-lo reto e fisioterapia para melhorar a flexibilidade e a força da mão.

Em casos mais graves, pode ser recomendado injeção de corticoide para ajudar a reduzir a inflamação. Em casos raros, pode ser necessária cirurgia para liberar os tendões do dedo ou do polegar.

Evitar atividades repetitivas com a mão também pode ajudar a prevenir a recorrência do dedo em gatilho.

Se você tem dedo em gatilho procure um Fisioterapeuta para um tratamento adequado.

Att, Prof. Frederico Meirelles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *