1, Atividade Física, Atletas, Atletismo, AVC, Área da Saúde, Bem estar, Biomecânica, Coluna Vertebral, Corpo, Derrame, Dor, Esporte de Alto Rendimento, Exercícios, Fisioterapia, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Neurológica, Fotos, health, Idoso, Inflamação, Medicina, Medicina Esportiva, Neurologia, omt, Osteopathic, osteopathy, Osteopatia, pain, Pesquisas, Qualidade de vida, Reabilitação, Reabilitação Neurológica, Saúde, Saúde do Idoso, Terapia Manual, terapias Manuales, Vídeos

O que é Hérnia de Disco? O que é Protusão Discal? Tratamentos; Diagnóstico; Prevenção; Sintomas…


Siga o instagram http://bit.ly/2F3GyxV

O que é Hérnia de Disco?

Hérnia no dicionário quer dizer: “Passagem total ou parcial de um órgão por abertura natural ou não na parede da cavidade que o contém”. Então, para entender agora fica bastante simples. A Hérnia de disco é uma afecção aguda ou crônica da coluna vertebral onde ocorre uma migração do Núcleo do disco intervertebral, normalmente posterior, que acaba comprimindo estruturas altamente inervadas como a raiz espinhal, o ligamento comum posterior e o nervo espinhal. Esta compressão pode causar dor local e/ou irradiada, além de outros sintomas altamente incapacitantes. Afeta principalmente pessoas a partir dos 40 anos de idade.

Porque ocorre a Hérnia de Disco?

A lesão discal, normalmente, quando não resultada de um trauma grave, não ocorre durante um esforço agudo do tronco. Ela ocorre durante a vida inteira, por pequenas lesões sobre o disco intervertebral. A lesão comumente se inicia na Cartilagem articular, que na verdade é por onde passa a grande parte da nutrição do Disco Intervertebral. Após estas pequenas lesões na cartilagem articular a nutrição discal fica reduzida. Essa redução causa diminuição de diversas células importantes ao disco, inclusive as células responsáveis pela absorção de água. Diminuindo a hidratação, o Disco fica menos maleável, e seu tamanho diminui progressivamente. Como temos lesões da cartilagem, e ainda, o disco desidratado, fica mais fácil o processo de extrusão do Núcleo Pulposo. A unidade funcional vertebral “Corpo – Disco – Corpo” fica desequilibrada e assim aumentam os estresses sobre determinadas áreas. As alterações de movimento, ou seja, alterações mecânicas acabam forçando o núcleo para o “trilho” formado pelas lesões cartilaginosas e o anel fibroso desidratado. Assim temos previamente lesões crônicas, que quando sofremos um trauma ou realizamos um esforço grande, ocorre a migração do núcleo.

Quem pode desenvolver a Hérnia de Disco?

– Trabalhadores que ficam sentados o dia inteiro;

– Operadores de máquinas que fazem esforços excessivos e repetitivos com o tronco;

– Dentistas que realizam esforços de flexão e rotação da coluna diversas vezes ao dia;

– Atletas de determinados esportes que provocam exagerados impactos na coluna vertebral;

– Pessoas sedentárias que normalmente não tem boa Postura e acabam provocando excesso de tensões em regiões específicas do corpo;

– Pessoas obesas que aumentam a carga direta sobre a coluna vertebral;

– Pessoas que tiveram quedas ou traumas diversos criando “disfunções osteopáticas”. Estas disfunções se cronificam e anos depois ajudam a provocar um desgaste articular em determinadas regiões da coluna. Obs: “Só o Osteopata sabe diagnosticar e tratar com estas lesões”.

– Quem tem Herança Genética desfavorável;

– Pessoas que não dormem (descansam) o necessário, pois ao dormir o disco tende a se reidratar. Se não há reidratação adequada o disco de desidrata, facilitando o aparecimento de problemas discais;

– Pessoas estressadas;

– Fumantes crônicos. O Cigarro afeta a microcirculação corporal e dificulta a nutrição do disco intervertebral. Um disco sem nutrição adequada tem maior propensão a problemas;

– Pessoas que realizam exercícios em academias e/ou atividades físicas de forma incorreta, comprometendo a integridade da coluna vertebral;

– Outros.

Qual a diferença entre Hérnia de disco e Protusão discal?

Na verdade a Protusão Discal precede a Hérnia discal. A evolução da Protusão Discal, se não tratada corretamente, provavelmente será uma Hérnia de Disco.

“A Hérnia é uma Protusão Discal, porém a Protusão não é uma Hérnia Discal”.

Na Protusão Discal, não ocorre herniação, ou seja, o núcleo empurra o anel fibroso e este desgastado se dilata e comprime o Ligamento Vertebral Comum Posterior.

Na Hérnia de Disco, ocorre herniação do núcleo pulposo podendo atravessar o anel fibroso e o Ligamento Comum Posterior chegando até a medula Espinhal causando sintomas graves.

Quais os sintomas apresentados?

Dores na Coluna, dores irradiadas, câimbras, parestesias, formigamento, tonturas, dores de cabeça, alterações de esfíncteres, fraqueza muscular, diminuição ou abolição dos reflexos tendinosos, dificuldade para deambular, insônia, Depressão, etc.

Porque após uma crise, os sintomas costumam desaparecer? Estou curado?

Isto é normal acontecer. Quando temos uma lesão discal, o corpo responde e cria uma reação inflamatória local. Esta reação aumenta a dor local e a compressão pelo edema. Após, a inflamação melhora e os sintomas podem desaparecer. Aí que mora o perigo. Quando os sintomas desaparecem, interpretamos que “estamos curados”. Não, não estamos curados, esta é hora de procurar um especialista. A lesão mecânica continua no mesmo local, porém a dor e os outros sintomas melhoraram devido à diminuição da inflamação.

O corpo dá um sinal para o paciente se tratar, se ele não se cuidar, a dor voltará mais forte e mais freqüentemente até o paciente não agüentar mais e procurar um especialista. Com a lesão bastante avançada, o tratamento será mais difícil e o prognóstico pior.

Quais são os tratamentos utilizados e os mais eficazes?

Tratamento Médico:

– Tratamento Medicamentoso: Com Injeções de analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares na fase aguda e o controle com medicamentos orais, para os mesmos fins, para a fase crônica;

– Tratamento Cirúrgico: Quando o tratamento conservador não estiver fazendo efeito e o paciente não conseguir realizar suas atividades diárias.

Tratamento Fisioterapêutico:

– Osteopatia;

– Fisioterapia Traumato- Ortopédica: Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia, Alongamentos, Equilíbrio Músculo-Articular, Hidroterapia, Massagem;

-Quiropraxia;

-Acupuntura;

– Estabilização Segmentar, RPG, Mackenzie, Mobilização Neural, Mulligan, Maitland;

-Outros.

Quando tratar?

O quanto antes começar o tratamento melhor. Ao sentir dores na coluna vertebral, dores irradiadas e/ou formigamentos em membros inferiores ou superiores, procure o quanto antes um especialista e marque uma consulta. Infelizmente o que vemos no dia a dia são pessoas procurando atendimento quando o problema já é grave. O tratamento fica mais difícil e o prognóstico não é tão bom como se fosse tratado logo no início dos sintomas.

Como Prevenir?

A prevenção da Hérnia de Disco é realizada com a Higiene Postural e Osteopatia. A Higiene Postural é na verdade saber lidar com o corpo em diversas situações cotidianas, por exemplo: saber abaixar corretamente, levantar da cama, ergonomia no local de trabalho, exercícios corretos na sua atividade física regular; ou seja, consciência corporal. A Osteopatia é tão importante quando a manutenção postural adequada. Quando ocorrem traumas e quedas que “fixam” lesões Osteopáticas, não adianta ter uma boa postura. Ocorrerá sempre uma área sobrecarregada, o seja, hipermóvel que irá gerar lesões aos poucos durante a vida. Tem que se corrigir as lesões Osteopáticas com um Osteopata o quanto antes. A Osteopatia é fundamental na prevenção das Hérnias de disco e na maioria dos problemas articulares do corpo.

Qual o prognóstico?

Como dito anteriormente, o prognóstico depende muito de quando a pessoa procura o profissional especialista. Mas geralmente é muito bom e com reversão total ou parcial dos sintomas.

Como diagnosticar?

O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados, Relatos do paciente (anamnese), Diagnóstico Diferencial, Testes Ortopédicos, Testes neurológicos, Testes Osteopáticos e Exames Complementares.

Qual profissional procurar?

Deve-se Procurar inicialmente o Médico Traumato- Ortopedista para realizar o Diagnóstico Médico e tratamento medicamentoso. Após, procurar um Fisioterapeuta para realizar o Diagnóstico Fisioterapêutico e Tratamento Reabilitativo. Excetuando-se pacientes com indicação cirúrgica, a Osteopatia é o melhor e mais eficaz tratamento para a hérnia de disco.

O que a Osteopatia pode fazer de diferente para o paciente com Hérnia de Disco?

A grande diferença da Osteopatia em relação a outros métodos de tratamento é a busca pela causa do problema, e não o tratamento dos sintomas. Quando a Osteopatia procura o que causou, ou está causando a hérnia, ela se diferencia dos demais tratamentos que abordam apenas os sintomas e não o verdadeiro problema.

O diagnóstico Osteopático é único e preciso. Somente o Osteopata pode e sabe corrigir lesões Osteopáticas, que as vezes, são as verdadeiras causadoras da Hérnia Discal.

O Osteopata não procura o problema só na Coluna Vertebral. Ele busca a causa, ou as causas: nos Pés, Joelhos, Quadril, Sacro-ilíacas, nas Cadeias Musculares, no Aparelho vestibular, olhos, vísceras, etc. O Problema Discal pode ter a seu início em qualquer lugar no corpo. O Osteopata reequilibra todos os tecidos corporais buscando a harmonia fisiológica necessária para que nosso corpo funcione corretamente.

Siga o instagram http://bit.ly/2F3GyxV

Leia também sobre:

O que é Osteopatia?

Link : https://fredericomeirelles.wordpress.com/osteopatia/

Síndrome do Túnel do Carpo:

Link: https://fredericomeirelles.wordpress.com/2008/09/29/sindrome-do-tunel-do-carpo-tratamentos-diagnostico-prevencao-sintomas/

Marcação de consultas:

Link: https://fredericomeirelles.wordpress.com/contato/

Frederico Meirelles.

777 comentários em “O que é Hérnia de Disco? O que é Protusão Discal? Tratamentos; Diagnóstico; Prevenção; Sintomas…”

  1. Olá meu nome é Raphael tenho 25 anos,e comecei a sentir mts dores na Escapula esquerda e pescoço tbm do lado esquerdo,essas dores foram aumentando,junto com mto desconforto e latejamento do braço esquerdo,procurei o ambulatório da empresa,onde a mesma me pediu um RX,e começar a fzr fisio.dentro da própria empresa,me mandaram embora…
    a cerca de 2 meses fiz um exame de Ressonância Magnética,onde apontou pequenas protusões discais C4.C5 – C6 e C7 em situação mediana posterior,o meu Ortopedista me recomendou Fisi,onde ñ estou vendo resultados,pois minhas dores aumentaram e mto,tbm me recomendou Pilats,e Hidroginática,estes dois tratamentos ñ estou conseguindo fzr,pois estou morrendo de dores,e mau consigo dormir,venho tomando Dexcitroneurin 2x semana e Muscoril 4Mg…. e ñ está adiantando,ñ sei mais oque fzr,nem no INSS consegui o Auxilio Doença,por acidente de trabalho,estou custiando tudo do bolso,gostaria de saber se vcs poderiam me Auxiliar em algum outro tipo de tratamento,uma vez que já estou quase louco de dores,tendo em vista que nem menso Acupuntura e os medicamentos tem resolvido minhas dores,e nem na evolução do tratamento!!!Ou caso vcs conheçam alguma clínica em Campinas para me Auxiliar PELO AMOR DE DEUS……….Ñ SEI MAIS OQUE FAZER!!!!!!! OBRIGADO

  2. olá meu nome é rita tenho 37 anos sinto muito dor na região lombar na perna na direita formigamento na mão direita sinto muito esmorecimento no corpo gostaria de saber se isso é resultado de um abaulamento póstero-lateral esquerdo do anel discal l4/l5 e posterior difuso do anel discal l5/s1, tocando as raízes nervosas que soube após fazer uma ressonancia mag. col.lombar sacra queria saber se esse resultado é veridico? muito obrigada pela atenção que Deus lhe abençõe!!

  3. ola doutor tenho 46 anos sou cuidadora de idosos de vez emquando tenho dores no final da coluna e agora já faz 5 dias os meus utimos da mão esquerd ta formigando e sem forças será que é lguma cois da minha coluna? grata

  4. dotor vou passa o que ta na minha ressonancia magnetica da coluna lombo.sacra.fora obtiddas imagens multiplanares pesadas e m t1 e t2 com e sem saturaçao de gordura.
    retorlatrio;
    desvio do eixo vertebra para a direita corpos vertebrais com altura preservada.
    pdiculos integros.
    minima reduçao na amplitude das porçoes inferiores dos forames neurais bilaterais de L4 e L5 demais forames neurais livres
    espaços discais mantidos
    desidrataçao parcial do disco intervertebral de L4-L5
    minimo abaulamento discal difuso em L4-L5 COM COMPONENTE FORAMINAL ESQUERDO mais evidente,tocando a face tenue alteraçao na intensidade de sinal na topografia do ligamento interespinhoso de L4L5 [hipersolicitaçao]raizes nervosas da cauda equina de distribuiçao anatomica hipotrofia da musculatura lombar paravertebral. por favor me esprica que eu tem e preciso cerugia nesse caso cinto muita do e o inns me da alta e nao tem como eu trabalha oque eu faço nesce caso

  5. Olá Dr, tenho 34 anos e sou casado a 10 anos
    Tudo na Paz
    este artigo é muito bom, mas eu tenho uma dúvida, trabalho o dia inteiro sentado, e em casa tamém trabalho, sou arte finalista (Design Gráfico),
    estou sentindo uma dor na coxa direita, parecer ser no nervo bem próximo a bacia, há mais ou menos 2 meses, não machuquei, não caí, não fiz esforço, bem talvez seja sedentarismo, fico parado na frente do computador praticamente 14 horas/dia.

    uma certa vez um senhor comentou que tava sentindo muita dor na perna direita, com os mesmo sintomas que eu, só que ele me falou que fazia uns 20 anos que tava sentindo e só tava piorando, passava pelo médico e nada tirava raio X e nada constava, e logo depois de um certo tempo, já de cama sentindo muita dor, passou por um especialista, e fez uma tomografia e constou disco de hérnia. fez a cirurgia e hoje ele está curado e ele me aconselhou a ir a um especialista, e logo fazer uma tomografia. Mas será que eu estou com disco de hérnia, me ajuda.

    atenciosamente,
    Glauber

  6. Exmo.Dr. Frederico

    Gostaria se possivel de saber a sua opinião e conselho em relação a seguinte caso:
    Derivado a dores lombares, fui aconselhado a fazer Ressonância Magnetica, que fiz com seguinte resultado:

    -Ligeira rotação axial esquerda das peças vertebrais avaliadas, a indicarem uma ligeira escoliose sinistro-convexa.
    -Em L4-L5 há uma protusão discal posterior, de base larga e predomínio central; esta reduz a gordura epidural anterior e parece provocar uma leve moldagem da face anterior do saco tecal. Não há evidência de compressão radicular.
    -Em L5-S1 o disco ultrapassa ligeiramente o limite posterior das margens e faz leve saliência na base do buraco de conjugação direito; contudo abaixo do plano da emergência radicular.
    -Angiomas vertebrais nos corpos de L1, L5 e S1 à direita o de L1 de maiores dimensões, mas sem caracteristicas expansivas.
    já fiz fisioterapia, vou iniciar agora tratamento com Anti-flamatorio Injectavel
    Daqui para a frente estou por minha conta, não sei que fazer para iniciar processo de recuperação se o há, ou prevenir futura hernia?

    Agradeço desde já toda a sua atenção e ajuda

    M/Cumprimentos
    Alexandre Pais

  7. Boa tarde,
    Tenho 27 anos e sou atleta profissional de futebol, fiz uma ressonância magnética em abril da coluna e nela me acusou uma protusão na L5 S1.
    Sinto dores das costas e esta irradiando tudo para a minha perna esquerda em seu posterior. Assimq ue começo correr a perna começa a pesar uns 100kl e depois de certo tempo a dor fica muito forte e não tenho conseguido jogar.
    Tenho feito fisioterapia 2 x na semana e algumas seções de acunputura, mas as dores continuam, o que poderia fazer a mais?
    Continuo jogando mesmo com dores, pois o campeonato vai até meio de dezembro, estou com medo disso se agaravar e mais pra frente ter que fazer uma intervenção cirurgica.
    Obrigada pela atenção, aguardo uma resposta.

  8. boa tarde.

    Tenho 54 anos e peso 72 kilos ,estando propensa a perda de 15 kilos apos tratamento.
    Gostaria de saber se posso frenquentar aulas de dança do ventre,uma vez que, sou cirurgiada de hernia de disco L3 com uma laminectomia em L4.
    Em minha ultima ressonancia,o laudo de conclusão foi: ABAULAMENTO POSTERIOR E DIFUSO DO DISCO INTERVERTEBRAL L4-L5 COM HERNIAÇÃO PROTRUSA EM TOPOGRAFIA CENTRO-LATERAL DIREITA QUE SE ESTENDE PARA O NEUROFORAMEN E TOCA AS ESTRUTURAS NERVOSAS ADJACENTES.
    HERNIAÇÃO PROTRUSA L5-S1 EM TOPOGRAFIA CENTRAL TOCANDO A FACE VENTRAL DO SACO DURAL.
    DISCRETA SALIENCIA POSTERIOR E DIFUSA DO DISCO INTERVERTEBRAL L3-L4 MAS SEM EVIDENCIAS DE COMPRESSÃO SIGNIFICATIVA SOBRE O TECIDO NEURAL ADJACENTE.
    LIPOMA NO FILO TERMINAL.
    LAMINECTOMIA EM L4 A DIREITA COM SUBSTITUIÇÃO ADIPOSA DA MUSCULATURA PARAVERTEBRAL NESTA TOPOGRAFIA E OBSERVANDO-SE IMPREGNAÇÃO FOCAL PELO CONTRASTE PARAMAGNETICO( ” STATUS POS-CIRURGICO” )
    Por este motivo peço-lhe esclarecimentos para que eu possa ingressar na aula de dança do ventre.
    Boa tarde e um bom domingo.
    Imensamente agradecida.

  9. Boa noite
    Estou com uma amiga com o seguinte laudo:espondilartrose lombar
    > discopatia degenerativa nos níveis l3-l4, l4-l5 e l5-s1
    > protusão focal foraminal direita no nivel l2-l3
    > abaulamento difuso dos discos l3-l4, l4-l5 e l5-s1.
    Poderia me dizer qual o melhor tratamento?
    Obrigada

  10. Dr., é a Elida do questionamente acima novamente. Gostaria de saber se em caso e cirurgia, qual o risco da mesma e como seria a recuperação? Após a recuperação da cirurgia terei vida normal ou ficarei restrita a alguns exercícios físicos? As dores acabariam?

  11. OLá Dr. !! Tenho 28 anos, peso 50 kilos e recentement fiz uma Tomogafia e o resulado foi, leve Abaulamebto discal posterior de L4-L5 e L5-S1, tocando a faze posterior do saco dural, sem sinais de compressão dos forames intervertebrais correspondentes.
    Acredito que a causa foi má postura, salto alto, muito tempo de pé e carregar peso de forma incorreta. Gostaria de saber o que isso significa? Posso fazer exercícios? É recomendável a cirurgia? Tem cura? Será que apenas com exercícios esse abaulamento estaciona ou vai piorar com o tempo e a idade? É uma doença degenerativa? Que tipo de exercício posso fazer?
    Grata

  12. Boa tarde,

    Gostaria, se possivel, que me desse a sua opinião sobre o resultado de uma TAC à coluna lombar que efectuei recentemente (se é grave, que especialista devo consultar, existe tratamento, que precauções devo tomar, etc).
    A realização do exame foi devido a sintomas que apresentava, nomeadamente, dores persistentes na região da coluna lombar, sobretudo nos movimentos de torção, nos movimentos de levantar e na permanência prolongada na posição de pé (dores essas que só passavam recorrendo a anti-inflamatórios e análgésicos).
    Tenho 38 anos e pratico natação 3x por semana.

    “Alterações degenerativas disco-vertebrais L5/S1 com procidência discal difusa moldando a vertente tecal anterior sem sinais de conflito de espaço com as emergências radiculares. Canais de conjugação de calibre ósseo reduzido nomeadamente à esquerda, contudo permeáveis.

    Hérnia intra-esponjosa de Schmorl no planalto vertebral superior de L5.

    Procidência difusa do anel fibroso dos discos intersomáticos L4/L5 e L3/L4 rectificando a vertente tecal anterior sem sinais de conflito de espaço radiculo-tecal. Os canais de conjugação têm calibre ósseo reduzido contudo encontram-se permeáveis sem sinais de conflito radicular-foraminal.

    Nos restantes níveis intersomáticos estudados assinalamos osteofitose marginal antero-lateral nomeadamente em L1/L2 contudo sem aspectos de compressão extrínseca do saco tecal e/ou das emergências radiculares. Canais de conjugação de calibre ósseo regular, permeáveis.

    Canal raquidiano lombar central de dimensões normais. Ausência de desvios listésicos dos corpos vertebrais.”

    Muito obrigado.

    Pedro Silva

  13. Olá Dr Frederico! Tenho 52 anos, sexo feminino e sempre fiz atividades físicas- na infância natação, – na juventude aulas de circo, luta marcial, dança, caminhada, corrida, Yoga (fui inclusive instrutora), Tai Chi, bicicleta, enfim…Continuo ainda, mas um pouco mais light com Yoga , caminhada, as vezes Pilates e corrida leve pois trabalho na área das artes cênicas e uso muito o corpo. Pois bem ao longo da jornada , algumas vezes senti sent algum incomodo na região lombar, mas nada que dois dias de descanso e algumas posturas de Hatha Yoga Tradicional não aliviassem, pois me trato com Homeopatia Unicista e há mais de 25 anos não precisei de remédios alopáticos. Minha mãe em 2005 ficou por 1 ano e meio muito doente e cuidando dela relaxei bastante as atividades fazendo grandes esforços físicos e claro emocionais. Quando ela faleceu no início de 2007 fui fazer um trabalho musical no qual eu tinha uma pequena, mas intensa coreografia sobre saltos (anabella) mas gigantescos e grandes flexões do tronco para trás, mas nada senti durante a temporada de 1 mes. Agora estou há 3 meses ensaiando outro espetáculo, não musical, mas com manobras fortes nos tres planos. No mes retrasado depois de um dos ensaios comecei a sentir uma dor absurda bem no meio da nádega esquerda sem irradiação e pasmem foi diagnosticado numa clínica ortopédica burcite ou sindrome do periforme sem a medica nem ter me tocado!!! Meu DEUS como confiar nos médicos de hoje!!!! Fui fazer então sessões de acupuntura e não senti mais dores. Há 2 semanas e meia depois de mais um ensaio comecei a sentir dores então na lombar, fui me deitar no chão e quando encostei as costas levei uma fisgada tão forte que por lá fiquei mais de duas horas até conseguir me levantar novamente e quando isto aconteceu estava sem força nas pernas e com tudo travado. Fui na quiropata que me destravou acima da cintura e me aconselhou a fazer uma RM. Enquanto esperei pelo resultado fiz novamente sessões de acupuntura e novamente a dor absurda desta vez só na lombar foi cedendo e a força das pernas voltando. Agora estou há uma semana de repouso, sem dor, mas com muito medo de me movimentar e ficando com o resto do corpo em tensão constante (só aliviada pelo relaxamento da Yoga), pois como o corpo tem memória, não quer voltar a sentir aquela dor irrascível. Transcrevo abaixo o resultado da RM e peço ao senhor Dr Frederico que retorne dizendo se na Osteopatia (não conhecia e achei muito interessante pelo pouco de informação que recebi) teria os melhores resultados para o caso, qual é exatamente o caso e depois de quanto tempo poderia voltar às minhas atividades artísticas e se isso será possível e em que grau. Prefiro a verdade por pior que seja, pois só através dela podemos trabalhar com nossas limitações! Ficaria imensamente grata por sua avaliação! Um garnde abraço.
    RM Lombo Sacra
    – antero-listese grau 1 de L3 em relação a L4
    – Bom alinhamento dos demais corpos vertebrais
    – Raros e pequenos focos de hipersinal em T1 e T2, esparsos pelos corpos vertebrais lombares, podendo representar deposição focal de medula amarela ou pequenos hemangiomas
    – alteração de sinal Modic tipo2 nos platos superiores dos corpos vertebrais de L1 e L2
    – Nodulo do Schmorl no platô inferior do corpo vertebral de D11
    – Hipo-hidratação difusa dos discos lombares e acentuada redução de sua altura no nível L3 e L4
    – Abaulamento posterior difuso em L3-L4, compressão sobre a face ventral do saco dural insinuando-se pelas bases foraminais, estreita proximidade com seg. foraminais dasc raízes de L3 bilateralmente.
    – Abaulamento posterior difuso com sinais de rotura do ânulo fibroso em sua margem póstero lateral direita, aplainando a face ventral do saco dural e insinuando-se pelas bases foramidais, estreita proximidade com as emergências foraminais das raízes de L4 bilateralmente
    – Em L5-S1 protusão discal posterior centro-bilateral,com sinais de rotura do ânulo na margem póstero lateral esquerda, leve impressão sobre a face ventral do saco dural e emergências durais das raízes de S1 bilateralmente.
    – Redução de diâmetro ântero posterior do canal no nível L3-L4, com calibre nos limites inferiores da normalidade, bem como reduçõa dos forames de conjugação.
    -Cisto artrossinovial junto a articulação interapofisária esquerda de L3-L4
    – Cone medular e cauda equina tópicos normais
    – Planos músculo-adiposos paravertebrais conservados.
    – Presença de derrame articular nas articulações interapofisárias no nível de L2 e L3 à direita e em L3-L4-L5 bilateralmente, algum grau de instabilidade,

  14. Olá. Gostaria de saber se hernia de disco lombar pode causar paralisia das pernas. Gostaria de saber também se uma pessoa com herniad e disco lombar pode jogar futebol.

    Obrigado

  15. Olá doutor, novamente boa noite!
    Não relatei que o que me levou ao consultório foram dores no ombro direito, fortes e contínuas, a lombar inchada principalmente quando faço ” atividades domésticas”, dores de cabeça frequente, dor nos cotovelos e dificuldade para dormir pois não encontro posiçãoo confortável.Raquel Soeiro.

  16. Olá doutor, boa noite!
    Acabei de pegar o resultado de um Ressonância Magnética e o resultado é o seguinte:
    Área arredondada de sinal elevado em T1 e T2 em S1, podendo representar hemangioma ou depósito focal de gordura. Desidratação degenerativa dos discos L4, L5 e L5-S1. Protusão discal foraminal esquerda em L4-L5 , reduzindo a amplitude do forame neural e comprimindo a raiz emergente em correspondência. Este disco apresenta foco periférico de hipersinal em T2 na protusão por lesão parcial do anel fibroso. O que devo entender que tenho e como tratar??
    Muito obrigada!!!!!.

  17. Boa tarde! Fiz uma ressonancia magnetica da coluna lombar e constatou que: foco hemangiomatoso / deposito focol de gordura acometendo corpo vertebral L4.osteofitos marginais incipientes.Sinais de retificação da lordose lombar fisiologica.Redução do espaço intersomatico L4-L5. Desitratação dos discos intervertebras L3 a S1. Abaulamento discais posteriores difusamente entre L4-L5 e L5-S1, tocando a face anterior do saco tecal. Agora eu lhe pergunto Dr. O que quer dizer isto? É uma hérnia de disco lombar aparentemente o que eu tenho?

  18. tenho 34 anos,há cerca de 6 anos atras fiz uma radiografia,sentia muitas dores nos joelhos e coluna,e o resultado foi ter uma perna maior que a outra cerca de 1,5cm.meu medico não me diagnosticou corretamente.e hoje as dores aumentarakm tanto na coluna como nos joelhos fiz uma TC,e o resultado foi Protusão discal póstero central de c3-c4,que determina compreensão sobre a faceventral do saco dural.e tambem desidratação dos discos intervertebrais c3-c4,c4-c5,c5-c6

  19. oi dotor quero muito sua resposta eu tenho prontusão discal atigindo meu saco dural e estou sofrendo muito faz seis meses que estou afastada e não consigo ficar boa já fui cortada do inss ñ sei o q fazer meus medicos ñ dicide se vai mim au perar ou ñ dis que eu sou muito nova pq tenho 22anos mais ñ aguento mais essa presão minhas pernas doi muito sinto furmigamento o tempo todo e muitas caimbra e dormência nas pernas agora dei pra sintir meus joelhos doer e meu pé qual providencia qyue eu devo tomar mim ajude obrigada pela sua atenção… e tenha um bom dia!!!!

Deixe um comentário